Como liderar uma grande empresa do setor farmacêutico diante de uma pandemia?
Com 27 anos de experiência no mercado farmacêutico, Marcelo Gonçalves é presidente da Daiichi Sankyo Brasil, empresa localizada em Alphaville e considerada uma das melhores para trabalhar, de acordo com a Great Place to Work. Executivo de estilo democrático, de gestão aberta e flexível, atua para que os colaboradores expressem suas ideias e sugestões, muitas destas, implementadas ao longo de 2020, colaborando com a adaptação frente à pandemia do Covid-19.
Como vocês atuaram em relação aos seus colaboradores nesse momento de pandemia?
Nós adotamos o trabalho remoto logo quando houve a confirmação do primeiro caso no país, além de implementar todos os protocolos de segurança para garantir o suprimento contínuo de medicamentos. Para acolher as mais de 1.100 vidas – colaboradores e familiares – estruturamos uma rede de suporte médico e psicológico com tele consultas, disponibilizamos a vacina contra a gripe, realizamos palestras virtuais e oferecemos o transporte individualizado para os funcionários da nossa fábrica em Alphaville.
Os moradores da região podem contar com novas oportunidades de trabalho?
Com a pandemia, o setor de saúde se tornou mais essencial e, com isso, surgem oportunidades. Mesmo em um ano de incertezas, criamos novas vagas e tivemos uma expansão de 9% no nosso quadro de funcionários.
Existe algum programa para contratar mão de obra local?
A indicação por parte de nossos colaboradores de talentos externos sempre é valorizada na nossa empresa. Em especial na fábrica em Alphaville, observamos que este processo fomenta a busca pela mão de obra local.
Qual o seu principal aprendizado em relação ao momento em que estamos passando?
Um ano imprevisível nos abriu caminhos e nos tornou mais resilientes. Por mais que tenhamos que conviver com o vírus por algum tempo ainda, a esperança nos sustentará nesse caminho. A esperança na vacina, no cuidar das pessoas e de que sairemos desta crise mais fortes.
Qual a expectativa para 2021?
Hoje estamos mais conscientes de como enfrentar e conviver com este vírus que ainda causa perdas e tristezas. Por isso, não podemos relaxar diante desta situação. Sobre a Daiichi Sankyo, seguiremos investindo no processo de aceleração digital e em pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, principalmente para o tratamento de pacientes oncológicos