Nesta quinta (16) tapete de Corpus Christi é decorado em Santana de Parnaíba

A confecção dos tapetes decorados com serragem no centro histórico da cidade completa 55 anos em 2022
|
vero

A tradição do tapete decorado no Corpus Christi em Santana de Parnaíba é retomada neste ano, após uma paralisação de dois anos por causa da pandemia de Covid-19. A confecção dos tapetes decorados com serragem no centro histórico da cidade completa 55 anos em 2022. Este ano serão utilizadas cerca de 10 toneladas de serragem para a confecção e há uma expectativa de que o evento atraia mais de 30 mil visitantes para a cidade no feriado.

A confecção do tapete, que tem início por volta das 6h, é realizada pela igreja católica com a ajuda de mais de 1.000 pessoas das diversas comunidades da cidade.

Tema

A decoração do tapete segue o tema da Campanha da Fraternidade, que neste ano é “Fraternidade e Educação”.  Ao longo de aproximadamente 800 metros pelas ruas do centro histórico de Santana de Parnaíba, serão colocados 60 desenhos desenvolvidos pelo artista plástico, S. Maia.

 Além da serragem, são utilizadas tampinhas de alumínio, tampas de garrafa pet, pó de café e outros produtos recolhidos e armazenados pela própria comunidade.

O tapete é utilizado na procissão onde os fiéis acompanham o sacerdote que segue com o Santíssimo Sacramento, que para os católicos simboliza a eucaristia, que representa o corpo de Cristo. A procissão ocorre após a missa principal do dia que está prevista para ocorrer a partir das 15 horas.

Este ano, por conta da pandemia a missa principal de Corpus Christi, na quinta-feira, dia 16, será realizada a céu aberto ao lado da igreja matriz de Santa Ana, no centro histórico de Santana de Parnaíba. Nas proximidades de onde ocorrerá a festa também haverá barracas comercializando artesanato e comida, além de banheiros químicos para os visitantes.

Programação

6h – início da confecção dos tapetes decorados pelas ruas do centro histórico

10h – missa na igreja Matriz

12h – missa na igreja Matriz

15h – missa campal seguida de procissão pelas ruas do centro histórico

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}