Sabe a diferença entre varizes e vasinhos?
Quando passamos a conhecer melhor as funcionalidades de nosso organismo, conseguimos ficar mais atentos à prevenção de doenças e viver com mais qualidade. É por isso que trago algumas informações, para que, ao terminar de ler este artigo, você tenha um novo conhecimento sobre a saúde de suas pernas.
Vamos lá! Varizes e vasinhos (telangiectasias) são problemas vasculares que ocorrem devido a uma doença chamada insuficiência venosa, ou seja, quando há falhas nas válvulas venosas dificultando que o fluxo sanguíneo siga seu trajeto normalmente, ou até mesmo quando há uma barreira prejudicando essa passagem.
A primeira característica que difere uma da outra é o tamanho da dilatação das veias: no caso dos vasinhos, medem de 1 a 3 mm e estão localizados na camada mais superficial da pele. Sabe aqueles vasos sanguíneos mais avermelhados ou azulados que parecem vários fiozinhos de cabelos juntos? Então, são os vasinhos, que geralmente podem não causar sintomas, mas incomodam esteticamente. Já as varizes correspondem às veias que se tornam tortuosas, dilatadas e alongadas, e que, apesar de serem localizadas no subcutâneo, se destacam na superfície da pele; junto da aparência inestética, surgem sintomas como queimação, doe, cansaço, sensação de peso e inchaço nos membros inferiores.
Com o tempo, ocorre a piora dos sintomas e outras complicações agregadas, e é imprescindível iniciar o tratamento o quanto antes. O diagnóstico precoce, bem como o tratamento adequado, pode ser feito na Alphaveins, pois realizamos todo o processo em consultório, focando na não hospitalização dos nossos pacientes e proporcionando mais conforto, segurança e possibilidades de cuidado no dia a dia.
Dra. Nathassia Domingues | CRM 140.472
Av. Copacabana, 112, sl. 1011, Ed. Medic Life, 18 do Forte Empresarial, (11) 97693-8030, alphaveins.com.br, @alphaveins