Arqos recebe Selo de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Santana de Parnaíba
Lançado em maio do ano passado, o Vista Alta, que será entregue em 2026, tem redução de 63% no consumo de água, 38% de pegada de carbono e 25% de energia quando comparado a um projeto similar. Pouco antes, o projeto também já tinha recebido a certificação preliminar EDGE.
Acima de tudo, para Karen Alves, é motivo de orgulho para a Arqos ser a primeira incorporadora da região a receber o certificado de qualidade ambiental mensurado pela Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento do município. “A sustentabilidade está no DNA e o Selo de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Santana do Parnaíba demonstra que estamos cumprindo a nossa missão, preservando o meio ambiente e valorizando a cidade”, afirma.
De acordo com o Diário Oficial, o Selo de Desenvolvimento Sustentável é uma iniciativa da Prefeitura de Santana de Parnaíba, documentada em 2021, voltado aos cidadãos e empresas que adotem boas práticas ambientais.
Um projeto sustentável
Ainda em construção, na Avenida Honório Álvares Penteado, próximo a escola St. Nicholas, há uma série de validações necessários para o empreendimento ser considerado ecoeficiente e certificado pelo EDGE – Excellence in Design for Greater Efficiencies, com validação do GBCI (Green Business Certification Inc). Dessa maneira, o Vista Alta conta com diversas iniciativas sustentáveis em seu projeto:
– Paisagismo 100% composto por espécies nativas que têm baixa necessidade de consumo de água
– Irrigação com o uso de bacias de captação de águas pluviais para operação
-Restritores de vazão e arejadores para promover a redução do consumo em chuveiros e torneiras
-Sistema de energia solar para as áreas comuns e iluminação com lâmpadas led
-A relação com a reserva permanente de 105.000m² e o paisagismo com espécies nativas escolhidas por Ricardo Cardim se destacam no projeto, que contou com a perfeita adaptação ao terreno, seguindo a topografia em formato de ferradura, circundado por uma vasta área de preservação.
Preocupação com os impactos urbanísticos
Além da ecoeficiência do projeto, a Arqos se preocupa com os impactos urbanísticos. Ao planejar o Vista Alta, a incorporadora avaliou, com a colaboração de especialistas, o impacto na vizinhança e no trânsito, visando implementar melhorias. Todo o processo foi realizado em parceria com a Prefeitura de Santana do Parnaíba.
Pacto Global da ONU
Não somente nas questões pontuais, desde 2022, a Arqos é signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). Assim corroborando com o seu compromisso de agir de forma consciente e responsável, levando em consideração o impacto social, ambiental e econômico de suas atividades.
Saiba mais em www.arqos.com.br