AREA e CONSEG criam campanha para conscientizar moradores sobre o trabalho infantil no bairro
Depois de receber relatos de casos de exploração infantil e mendicância no bairro, o Conselho Comunitários de Segurança do Estado de São Paulo (CONSEG Alphaville) e a Associação Residencial e Empresarial de Alphaville (AREA), em parceria com conselhos tutelares, o Centro de Referência da Assistência Social do Jd. Mutinga (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), criaram a campanha “A Esmola Perpetua a Criança na Rua”.
“O objetivo é buscar o apoio da comunidade para melhorar a situação dessas crianças para que fiquem mais seguras em suas casas, escolas e áreas de acolhimento, com oportunidades para construir um futuro melhor. Vale destacar que essa é uma campanha inclusiva para inseri-los na sociedade de forma efetiva, com educação, e não pelo trabalho infantil”, explica Gislane Gandra Lima, presidente do CONSEG.
As ações voluntárias da campanha incluem abordagens feitas por agentes da Prefeitura de Barueri, com apoio do DEMUTRAN e da GCM, faixas informativas e distribuição de flyers pelo bairro
COMO AJUDAR?
Ao encontrar crianças ou adolescentes pedintes, a orientação é para que o munícipe entre em contato com os órgãos públicos competentes para relatar a situação, principalmente, em casos de exploração infantil. Qualquer ajuda deve ser feita às instituições que acolhem ou trabalham com crianças em estado de vulnerabilidade
Conselho 1:
(11) 4199-2829 | Plantão: (11) 96409-4206
Conselho 2:
(11) 4198-0549 e (11) 4198-5344
Plantão:
(11) 99642-7183
Disque 100 é o número para denúncias de violações de direitos humanos, anônimas ou não.
AREA ALPHAVILLE | Pç. Oiapoque, 333 | (11) 4191-2300 | Facebook.com/alphavillearea | @areaalphavillearea | alphaville.org.