Diabetes pode provocar DRC
Hoje, cerca de 30% dos pacientes em diálise na Nefrostar chegaram a essa condição como consequência do diabetes, um grande fator de risco para desenvolvimento da doença renal crônica (DRC). O diabetes mellitus afeta a capacidade do corpo de metabolizar a glicose. Ele ocorre devido à deficiência da produção ou da ação da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é transportar as moléculas de glicose para dentro das células, gerando energia para o corpo. Quando instalado, o diabetes faz com que os níveis de glicose no sangue aumentem. Isso pode acarretar diversos problemas graves, como a DRC. Existem dois tipos de diabetes: tipo 1, quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, ocorrendo mais frequentemente na infância e adolescência; tipo 2, quando as células do organismo são resistentes à ação da insulina, sendo mais comum em pessoas acima dos 40 anos.
O diabetes também pode estar relacionado ao aumento de peso na gestação (diabetes gestacional) e outras patologias, como pancreatite alcoólica. Obesidade, sedentarismo, hereditariedade, estresse e o uso de alguns medicamentos (corticoides e imunossupressores) são fatores de risco para essa doença. O diabetes é uma doença silenciosa, mas que apresenta alguns sintomas: aumento do apetite e/ou da sede, alterações visuais, impotência sexual, ferimentos que demoram para cicatrizar, cansaço, poliúria (aumento do número de micções) e espuma na urina.
A falência renal causada pelo diabetes é progressiva. Se não controlada, atinge estágio avançado e irreversível, que demanda o início de tratamento dialítico ou transplante renal.
A Nefrostar é uma clínica premium de nefrologia e diálise que desenvolve um tratamento completo, com serviços exclusivos e pensados para promover mais qualidade de vida para o paciente renal e sua família. Entre em contato e descubra o que a Nefrostar pode fazer por sua saúde.
Av. Copacabana, 112. Ed. Medic Life, 1º andar, Alphaville – (11) 4191-0430 | (11) 94391-6435 | www.nefrostar.com.br | @nefrostar