Drones chegam a Alphaville por mais segurança
“Sou morador de Alphaville e sei a dor de quem mora aqui”. Com esse pensamento, Marcelo Musselli, que já atuava no mercado de drone na área de mapeamento, chamou Marco Forjaz e começaram a trabalhar no desenvolvimento de um software próprio para automatização de drones.
O resultado é uma solução que permite que o equipamento, com inteligência artificial, reconheça formas e sobrevoe regiões inalcançáveis por um vigia pedestre, como água e mata, contando ainda com recursos como câmera de zoom e térmica. “Nossa solução é totalmente voltada à segurança perimetral”, reforça Musselli.
A Aeroscan vem entregando às equipes de segurança um serviço de ponta a ponta, que vai desde o registro legal do projeto até o equipamento, suas manutenções e suporte, conforme comenta Margarete Pezzuto, presidente da Sociedade Alphasítio Residencial: “Realmente é uma inovação no sistema de segurança que nos traz mais tranquilidade devido a abrangência de visão do nosso perímetro, além de tornar a nossa ação mais rápida. Estamos satisfeitos.”
Já Marco Forjaz traz um tema que inflama as discussões nas assembléias. “A gente apoia muito o condomínio no desenvolvimento do projeto, faz a visita técnica e mostra tudo o que pode ser filmado, o bloqueio dos comandos, etc”, diz ele. Se você quiser filmar do muro pra fora, é o que ficará programado. E se você entender que seu vigilante não pode pilotar, para evitar algo indevido, isso também pode ser programado na plataforma da Aeroscan. O sistema também permite uma auditoria dos vídeos gravados e disponibiliza a rota que o drone percorreu.
“Essa é a discussão, pois algumas vezes os drones são vistos como ferramentas que invadem a privacidade dos moradores. Alguns acham que a filmagem do drone vai atravessar a parede, mas a câmera nem permite isso” complementa Marcelo.
E ambos encerram com outra reflexão: “Sabemos que nossos vizinhos também valorizam a vida. A exposição do vigilante ao risco é minimizada pelo drone, se o vigilante se deparar com uma ocorrência de invasão, vai trocar tiro com o bandido, mas se o drone chegar primeiro a resposta a essa situação pode ser mais bem planejada.”
Rua Bonnard , 980, bloco 23 A, 6o andar, Green Valley, (11) 94233-6435, aeroscan.com.br | @aero.scan