Isa Minatel: "Depende da sorte?"
Fiz Ballet clássico dos 9 aos 23 anos. Certa vez, estava havia várias semanas buscando conseguir fazer
uma pirueta superdifícil. Até que WOW! Consegui! Corri toda feliz até a minha professora e perguntei: “Você viu?”. Ela calmamente respondeu: “Não vi. Faça de novo”.
Ao tentar novamente, não consegui, ao que ela acrescentou: “Foi sorte.
Quando se consegue fazer bem uma coisa apenas uma vez, isso é sorte. Quando se consegue fazer bem uma coisa sempre que se quer, aí sim você conquistou a técnica”. Nunca mais esqueci essa lição. E vale também para a parentalidade.
Quantos de nós vivem uma parentalidade de sorte: às vezes conseguimos resultados com a criança, às vezes não. Depende da sorte. A realidade é que você é capaz de fazer qualquer coisa com consistência, desde que realize as ações efetivas e encontre a técnica para tal. Existe método para tudo ao alcance de todos nós. Me lembro bem de quando perguntei para meu marido o que ele fazia de diferente para o nosso filho dormir, já que eu nunca conseguia. Ele me disse que contava histórias.
Respondi como muitas mães respondem às minhas orientações: “Também faço isso, mas comigo não funciona”. Então ele me entregou a técnica passo a passo: “Primeiro me deito com ele no escuro, bem tranquilo, sem pressa, e falo que vou pensar numa história. Só aí já ganho uns minutos de aquietamento.
Algumas vezes ele já adormece aí, mas é raro. Normalmente ele diz: ‘Já pensou, papai?’. Então digo que sim e começo a contar uma história bem devagar. Sempre penso um pouquinho entre uma frase e outra. Então, se ele ainda não tiver dormido e pedir outra história, digo que vou pensar e já ganhamos mais uns minutinhos. Nunca passa de três histórias”. Brilhante! Lembrei-me das minhas histórias cheias de ação e
interação, focada muito mais em demonstrar a minha competência como contadora de histórias do que em fazer a criança dormir, pensei na minha agitação interna e na pressa que eu tinha de que meu filho dormisse logo para eu poder me dedicar às 252 coisas que pretendia fazer, e entendi os motivos do meu insucesso. Essa é só uma situação para ilustrar que existe técnica para tudo. E que podemos ser excelentes em qualquer coisa que desejarmos. E você? No que você quer se destacar?
Isa Minatel (@isa.minatel) é psicopedagoga especialista em Montessori, programação neurolinguística PNL e coach de família. Autora de dois livros, Crianças Sem Limites e Temperamentos Sem Limites, tem mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Comente neste post e conte o que achou desta coluna!