Tipos de metodologias: entenda as opções e algumas instituições da região que as aplicam
Ativa
A principal característica é colocar o aluno como responsável pela sua própria aprendizagem,
o que gera comprometimento e aulas colaborativas.
→ Colégio Rio Branco (infantil, fundamental e médio)
Cognitivo-interacionista
Entende-se que aluno precisa interagir com a realidade, mas é importante que o professor transmita o conhecimento, considerando a maturidade e o desenvolvimento cognitivo do aluno, para entendê-la.
→ Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré (infantil, fundamental e médio)
Construtivista
Trata-se da criação de métodos para a construção do conhecimento, em que o professor é mediador e os alunos os protagonistas do processo de aprendizagem. Privilegia atividades que levam o
estudante a aprender.
→ Escola Fernão Gaivota – Maple Bear Alphaville (infantil, fundamental e médio)
De projetos
Aprendizado a partir de participações, vivências, sentimentos, atitudes diante de fatos e escolha de caminhos para atingir objetivos.
Escola moderna
O movimento pedagógico vê a criança como parte da comunidade, por isso trabalhos e jogos são atividades fundamentais. Usam técnicas baseadas na experimentação.
Freiriana
Parte do princípio de que os conteúdos precisam fazer sentido para o estudante, com palavras e exemplos que carreguem conceitos importantes para sua vida.
Montessoriana
Parte do princípio de que a matéria-prima do desenvolvimento da criança está dentro dela mesma e a escola só precisa estimular a descoberta de suas potencialidades. Focado em observação e vivência de experiências concretas.
Própria
A metodologia própria é baseada nos princípios em que a escola acredita. Muitas vezes pode ser uma mescla de várias propostas pedagógicas.
→ Colégio Anglo Leonardo da Vinci (fundamental I e II,
médio e cursinho)
→ Colégio Objetivo Alphaville (infantil, fundamental e médio)
→ Escola Castanheiras (fundamental e médio)
→ Escola Internacional de Alphaville (infantil, fundamental e médio)
→ Escola Morumbi (berçário, infantil, fundamental e médio)
Sociointeracionista
Tem ênfase na dimensão sociocultural do estudante. Dá importância ao contexto em que se vive, além de foco em atividades de grupo, na linguagem e no relacionamento interpessoal, intermediadas pela ação do educador. Aprendizagem centrada no aluno.
→ Colégio Sidarta (infantil, fundamental e médio)
→ Colégio Universitário Alphaville (infantil, fundamental e médio)
→Escola Chácara (infantil e fundamental)
Tradicional
O professor é a figura-chave e tem função de repassar conhecimento para os alunos
→ Instituto São Pio X (infantil, fundamental e médio)
Waldorf
Essa pedagogia estimula o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos estudantes, e a escola de adapta às necessidades de cada aluno.