Moradoras de Alphaville se reúnem em grupos e movimentam a região em diferentes segmentos

Seja nos negócios, na arte, na causa social ou em outras frentes. O bairro está cheio de mulheres empoderadas que sabem o que querem e como chegar lá. Conheça alguns grupos que atuam por aqui
|
Beatriz Bononi

Alphamães

Da esquerda para a direita: Celeste Molina, Mônica Salvador, Paula Bacchin (em pé); Sônia Hirata, Ana Carramaschi, Helen Michelet e Roberta Trida (sentadas)

Criar uma rede de apoio materno. Foi com esse objetivo que a moradora de Alphaville Ana Carramaschi criou em 2014 o Alphamães, que em 2016 ganhou o reforço da também moradora do bairro Helen Michelet. “Compartilhamos nossa rotina para mostrar para outras mães que elas não estão sozinhas”, explica Ana. Elas contam com a ajuda de sete moderadoras para organizar tudo. No grupo fechado do Facebook, que tem mais de 5 mil integrantes, as mães usam o espaço para troca de dicas e experiências. Já no YouTube e Instagram – este último com mais de 140 mil seguidores –, Ana e Helen criam diferentes conteúdos, como o “Alphamães nas escolas”, para as famílias conhecerem as instituições da região, e até paródias que trazem brincadeiras com a maternidade. “Realizamos ainda happy hours a cada quatro meses. A ideia é fazer um resgate daquela mulher antes de ser mãe”, completa Helen.

Madames.com

Da esquerda para a direita: Lilian Melo, Karen Siriani, Mônica Poplawski e Mara Yuhara

Elas são empresárias, advogadas, chefes de cozinha, arquitetas e se reúnem, pelo menos uma vez ao mês, com o objetivo de movimentar seus negócios. “Somos dez integrantes. Organizamos chás na casa das participantes e é lá que divulgamos nosso trabalho e fazemos negócios”, explica Karen Siriani, idealizadora do grupo, que existe desde o ano passado. Todas acabaram se tornando amigas e, sempre que podem, se reúnem para papear. “Marcamos encontros até em parquinhos, para que nossos filhos possam brincar juntos, e aproveitamos para conversar. Animação é o que não falta.”

SOS Pet Alpha

Da esquerda para a direita: Vany Muniz Chuva, Karina Cintra dos Santos Ladário, Katia Machado Silva, Silvia Saito, Maria Teresa Carlessi Carboni, Maria Fernanda Padovan Fernandes, Gabriella Travassos, Tatiana Montemór Ramos e a pequena ajudante Gabi (de pé); Maria Carolina Almeida de Oliveira, Gabriela Maffei, Ana Luisa Carlessi Carboni, Cristina Savian e Luciana Marcondes de Oliveira

Em 2017, seis moradoras da região decidiriam unir forças e criar a SOS Pet Alpha, para resgatar cães e gatos que sofreram maus-tratos ou estão em situação de abandono na região. O projeto cresceu, e hoje doze mulheres fazem parte do grupo, que funciona como uma associação. “Temos diferentes cargos, além de responsáveis por áreas como marketing e financeiro. Todas são voluntárias, e realizamos diferentes ações no bairro, como feiras de adoção, bazares, tudo em prol dos animais”, explica Ana Luisa Carboni, presidente da SOS. Além de dar todo o tratamento necessário aos animais resgatados, no ano passado elas realizaram palestras nas escolas da região sobre posse responsável. “Queremos fazer muito disso neste ano. Acreditamos que trabalhando a conscientização podemos reduzir o número de animais nas ruas.”

Grupo do Atelier Livre

Graciela Piñero, Francisca Junqueira, Andreza Marra e Luciana Magalhães; Na frente: Rose Rossetti e Tatiana Agustoni

Toda semana, cerca de 20 mulheres se reúnem no Atelier Livre, em Alphaville, para fazer o que mais gostam: aperfeiçoar seus conhecimentos em arte e trazer mais cultura para o bairro. Sob o comando da escultora e arte-educadora Francisca Junqueira, que atua há 35 anos como professora de artes plásticas, elas fazem aulas teóricas e práticas, organizam eventos e exposições na região – a última foi em novembro de 2018 no Alphaville Tênis Clube –, além de visitas e viagens a galerias e museus nacionais e internacionais. “O convívio entre o grupo é muito gratificante, pois as diferentes idades e olhares para o mundo e para arte são enriquecedores”, diz Francisca. Para este ano, o time já tem projetos em andamento. “Vamos inaugurar uma nova exposição ainda no primeiro semestre aqui em Alphaville, com várias artistas”, finaliza.

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}