Renata Nunes: "Parem de me incomodar! Aprenda a bloquear ligações e mensagens indesejadas"
Tantas chamadas indesejadas passaram a se tornar um problema prático na vida das pessoas. Há relatos de pessoas que precisaram interromper reuniões importantes para atenderem os telefones, enquanto do outro lado da linha uma voz robótica tentava fornecer serviços que, muitas vezes, o dono da linha sequer manifestou vontade.
Muitos criminosos também passaram a utilizar esta prática, aproveitando a onda de ligações para captarem os dados de pessoas que, acostumadas com a amolação e receio de “magoar o trabalhador” do outro lado da linha, acabam entregando seus dados para os bandidos.
Atendendo essa necessidade, desde o mês de julho deste ano, todas as operadoras cadastradas no Brasil foram obrigadas pela Agência Nacional de Telecomunicações a manterem um cadastro fixo de pessoas que não querem mais ser incomodadas por tais chamadas.
Como bloquear tais ligações?
Para realizar a exclusão da sua linha do cadastro destas empresas, você deve acessar o site da campanha Não Perturbe (naoperturbe.com.br) e solicitar o bloqueio. É importante ressaltar que este serviço é feito na internet pelo navegador, não possui aplicativo para smartphones, não envia emails e não solicita dados bancários. Feito o seu cadastro no site, utilizando seu número de telefone e CPF, as empresas têm até 30 dias para interromper as ligações indesejadas.
SMS indesejados
Infelizmente este serviço não funciona para mensagens SMS. Contudo, temos uma dica para ajudar você a se livrar daquelas que não quer mais receber. Obviamente, uma alternativa é simplesmente bloquear o número que está incomodando. Contudo, geralmente essas empresas possuem mais de uma linha com as quais nos inundam de mensagens. Uma outra dica que você pode tentar nestes casos, é simplesmente responder a mensagem com a palavra “SAIR”. Empresas sérias, que zelam pelo bom relacionamento com seus clientes, possuem este atalho que permite a exclusão automática de seus cadastros. Ou seja, este não é um método infalível, mas para quem já está cansado de tantas mensagens, vale a pena tentar.
Dica bônus: Spams na caixa de Email
Como você já deve saber, centenas de empresas possuem acesso aos nossos dados online. E muitas dessas empresas mal intencionadas acabam vendendo estes dados para outros, o que acaba virando uma verdadeira bola de neve. Se você tem recebido muitos emails chatos na sua caixa de entrada, aqui vão algumas dicas:
- Solicite o seu descadastro manualmente
Empresas que utilizam softwares para envios de email em massa são obrigadas a manter nos rodapés das mensagens um link que permite se descadastrar da lista de transmissão. Você acessa, confirma o descadastro e pronto!
- Realize um descadastro em massa
Existem empresas que criaram serviços para que possamos descadastrar nossos emails de várias listas de transmissão automaticamente. Se você quer realizar uma verdadeira limpeza na sua caixa de email, utilize os serviços das empresas, Unroll.me (iOS), Unlistr (Android) ou pelo Unsubscriber (serviço que funciona direto no navegador). Você precisará autorizar o acesso destes serviços ao seu email, depois escolher quais daquelas empresas você deseja parar de receber emails.
- Marque manualmente aqueles que são indesejados.
Fazendo isso você está “ensinando” para o seu servidor de emails quais empresas são chatas, ajudando todas as pessoas que utilizam o mesmo serviço.