Santana de Parnaíba destaca-se em rankings de empregabilidade, segurança e gestão pública
De acordo com os dados do CAGED, Santana de Parnaíba é a 3ª do Estado e a 1ª da região que mais empregou no primeiro trimestre de 2021 por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador – PATs.
Os dados mostram que nos primeiros meses do ano, Santana de Parnaíba inseriu 307 pessoas no mercado de trabalho, sendo 122 em janeiro, 94 em fevereiro e 91 em março, ficando atrás apenas das cidades de Bragança Paulista e Sorocaba, que inseriram 318 e 317 pessoas, respectivamente. A análise obtida, levando em conta os resultados dos PATs do Estado, coloca o município como o 1º da região oeste.
Segurança
O município também se mantém como a cidade mais segura da região metropolitana de São Paulo, apresentando os menores índices de segurança, segundo os últimos dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
O ranking de incidência criminal, que é medido a cada 100 mil habitantes, aponta a diminuição significativa dos delitos. Na comparação entre fevereiro de 2020 e 2021 nos casos de estupro e estrupro de vulnerável houve uma redução de 100%. Os dados se tornam ainda mais relevantes quando comparados com a média geral do Estado e da região metropolitana no mesmo período, que registraram aumento de 13% nos casos de estrupro e 33% nos casos de estupro de vulnerável, respectivamente.
Na comparação mês a mês, em fevereiro houve redução de mais de 66% no casos de tentativa de homicídio, 50% em lesão corporal dolosa e 50% na incidência de roubo de carga com relação ao mês anterior. A cidade ainda registrou diminuição de 100% nos casos de latrocínio, na comparação entre os dois primeiros meses de 2020 e 2021.
Gestão municipal
O CLP (Centro de Liderança Pública) atua para a promoção da Competitividade do Brasil e no debate sobre políticas públicas baseadas em evidências, e no lançamento do Guia dos 100 dias de Governo, na última semana, foram disponibilizados os dados do Ranking de Competitividade dos Municípios 2020, que traz Santana de Parnaíba como a melhor gestão pública do Brasil entre os municípios com população entre 100 e 150 mil habitantes.
O Ranking é composto por 55 indicadores, organizados em 12 pilares e 3 dimensões, em que Santana de Parnaíba se destacou na maioria. O estudo é fruto de uma ampla reflexão sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.
A edição de 2020 analisou 405 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes e Santana de Parnaíba ficou com a 14ª posição do Ranking geral, e quando a população é segmentada, no grupo 2 que contém cidades com o número de habitantes entre 100 e 150 mil habitantes, Santana de Parnaíba lidera, seguida por Balneário Camboriú – SC e Paulínia – SP.
Das 3 dimensões, Santana de Parnaíba ficou em 15ª colocada em “Instituições”, 14ª em “Sociedade” e 2ª em “Economia”, entre as cidades com população entre 100 e 150 mil habitantes. Dos 12 pilares a cidade ficou em 18ª em “Capital Humano, 1ª em “Inovação e Dinamismo Econômico”, 12ª em “Inserção Econômica”, 13ª em Telecomunicações, 106ª em “Funcionamento da Máquina Pública”, 1ª em “Sustentabilidade Fiscal”, 69ª em “Acesso à saúde”, 8ª em “Qualidade da Saúde”, 6ª em “Acesso à Educação”, 32ª em “Qualidade da Educação”, 62ª em “Saneamento e Meio Ambiente” e 5ª em “Segurança”.
Santana de Parnaíba no ano de 2016 já foi considerada a 2ª melhor Gestão Pública do Brasil pelo Conselho Federal de Administração e em 2019 a FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) ratificou a cidade como a melhor Gestão Pública do país para cidades com mais de 100 mil habitantes.