Tamara Hamnle: filme "A Baleia" alerta sobre a compulsão alimentar

Nutricionista, psicanalista e hipnotista, Tamara é especialista em emagrecimento, soma mais de 15 mil pacientes transformados
|
vero

filme A Baleia

 

“A Baleia” nos apresenta Charlie, um professor, que após sofrer uma tragédia pessoal passa a comer compulsivamente, ao ponto de ultrapassar os 250kg e desencadear graves problemas de saúde.

Mergulhado numa espiral de depressão e culpa, e ciente de que a morte está batendo à porta, o filme apresenta a realidade de um vício que poucas pessoas falam sobre: a comida

Sofrer com compulsão alimentar é estar preso a um vício difícil de ser tratado. Diferentemente dos outros, onde geralmente o paciente é privado do consumo e passa pela fase de abstinência (por exemplo: no alcoolismo abstém-se do álcool, no fumo; do cigarro…), o vício em comida não pode ser tratado assim, afinal, temos que comer diariamente. Então, como tratar o impulso descontrolado, considerando as necessidades diárias do corpo? Essa matemática é delicada, porém, possível de ser tratada.

A obesidade é uma doença crônico-degenerativa e inflamatória, que ocorre da má alimentação, associada a fatores psicológicos e ao sedentarismo. E é justamente esse o fator desencadeador do personagem no filme: um TRAUMA psicológico, que reflete na relação conturbada com a comida.

Uma das cenas mais impactantes, aos meus olhos, como profissional que atende diariamente pacientes que chegam com a queixa de compulsão alimentar, foi assistir ao surto alimentar, revelando o conflito, a dor e o tamanho do vazio que se tentava preencher com a comida.

Cada paciente é um universo único e o caminho para refazer a relação com a comida também é particular. Considerando isso, existem algumas técnicas que são muito eficazes para a condução da melhora desse quadro. A hipnose é uma delas. Como especialista, formada há mais de 16 anos, penso que a maior contribuição que posso oferecer é justamente o emagrecimento saudável, com o equilíbrio emocional necessário para uma mudança efetiva.

Ter uma boa relação com o próprio corpo é sinal de saúde. Ter uma boa relação com o alimento é essencial para todas as áreas da vida. Que este filme possa servir de alerta aos que se identificam com o comportamento compulsivo e sinal para quem precisa e ainda não buscou ajuda.

Tamara Hamnle é nutricionista, psicanalista e hipnotista. Especialista em emagrecimento, soma mais de 15 mil pacientes transformados.

Alameda Grajaú, 98, cj 208, (11) 99551-3888, tamarahamnle.com.br, @tamarahamnle

 

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}