Você esta sendo gentil?
Provavelmente você já ouviu variadas formas de tratamento aos idosos por meio de terminologias como velhice, melhor idade, envelhecimento, terceira idade, velho, sênior, entre outras.
O envelhecimento é um processo natural que ocorre com todas as pessoas. Ao atingir determinada faixa etária, o indivíduo se torna um idoso. Mas você sabe em que idade isso ocorre e qual a forma certa de se referir a tal indivíduo?
Segundo a Dra. Sandra Maria Garaude Greven, médica geriatra, cardiologista e idealizadora do conceituado Solar Ville Garaude, a denominação indicada para referir-se a esses indivíduos é idoso ou idosa. Além de um sinal de respeito traz a compreensão do envelhecimento a partir dos conceitos da gerontologia. Mas o respeito com a idade não fica só na forma como nós nos referimos ao longevo, está na forma em como os incluímos na sociedade, a longevidade! O preconceito com pessoas idosas é chamado de ageismo e ele não fica só com o outro, mas com o preconceito em que as pessoas têm de envelhecer.
Ainda segundo a Dra Sandra, começamos envelhecer a partir do dia que nascemos e o ideal seria procurar um geriatra entre os 40 e 50 anos, mas é mais comum a procura pela especialidade depois dos 60 anos. Sim, é possível envelhecer de forma ativa e saudável desenvolvendo uma série de atividades para que as pessoas idosas consigam ter essa participação ativa, melhorar a saúde física e mental, além de segurança e aprendizado em seu dia a dia. E caso você já seja um idoso ou conviva com um e acha que a vida anda um pouco parada, Dra Sandra deixa aqui seu convite para ir conhecer o Solar Ville, e participar de uma tarde de jogos ou até uma noite de vinho. Procure sua qualidade de vida!
@villegaraude
Av. Copacabana, 536 | (11) 4193-1020 | solarville.com.br